Pessoas da Brainlab

Gerente de P&D

Claudia

Claudia trabalha na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Brainlab desde 2006. Em sua jornada, ela viveu grandes experiências, do trabalho em sua tese de mestrado à sua participação no desenvolvimento do sistema Buzz Digital O.R., incluindo a gerência de uma equipe de P&D. Leia aqui sobre sua carreira inspiradora na Brainlab.

Successes_Claudia_600x340
Quando você começou a trabalhar na Brainlab?

Ingressei na Brainlab em 2006, para escrever minha tese sobre funções de áudio na sala cirúrgica. Após meu mestrado, recebi uma oferta para trabalhar em P&D como Engenheira de Projeto na área de plataformas Digital O.R., que foi aceita prontamente. Depois de vários anos no desenvolvimento de plataformas, comecei a trabalhar em projetos de software em 2015. Em janeiro de 2018, fui promovida a Gerente de P&D.

Como você descreve um dia normal como desenvolvedora na Brainlab?

Em um projeto de desenvolvimento as coisas mudam com frequência e muitos dias trazem algum tipo de surpresa. Novas ideias, novas informações, mudanças de prioridades, obstáculos iminentes – você precisa permanecer flexível. Portanto, um dia normal significa permanecer desafiando seus planos. Cada dia consiste em conversar com pessoas e definir as melhores etapas subsequentes com base nas informações disponíveis, considerando potenciais riscos e implementando medidas contra eles. Se necessário, o comitê de orientação é chamado em uma reunião para a tomada de decisões importantes.

Quais foram os desafios decorrentes da mudança do cargo de desenvolvedora para a função de Gerente de P&D?

Durante minha carreira de desenvolvedora, eu me concentrava nos detalhes do produto, como a resolução de desafios técnicos e a descoberta da melhor maneira de criar um produto que atendesse a todos os requisitos relacionados a recursos, custos e linha de tempo, que haviam sido definidos para um projeto específico. Como gerente, meu foco é mais abrangente. Eu supervisiono vários projetos e o grande desafio é assegurar que trabalhemos eficientemente como uma equipe, que entreguemos bons resultados e que ainda haja espaço para o desenvolvimento dos membros da equipe.

Você pode descrever seu processo de promoção e seu novo cargo?

Em 2015, eu assumi a função de supervisora de uma equipe de desenvolvimento de software em um departamento recém-criado. Após o término de minha licença-maternidade, continuei nesse cargo em meio período. A equipe cresceu e eu fui nomeada Gerente de P&D em janeiro de 2018.

Nesse cargo eu supervisiono uma equipe altamente motivada de desenvolvedores de software e engenheiros e gerentes de projeto que trabalham em diversos projetos de desenvolvimento no campo de salas cirúrgicas digitais. Minhas responsabilidades incluem a realização de entrevistas de desenvolvimento e o recrutamento de membros para a equipe para priorizar nosso ambiente de múltiplos projetos, assegurando que as pessoas corretas sejam designadas para os projetos corretos. Também tenho a responsabilidade de fornecer suporte a toda a equipe.

Dos projetos em que você trabalhou, qual é o seu favorito?

O projeto Buzz Digital O.R.! Ao fazer parte da equipe de desenvolvimento do Buzz, do início ao fim do projeto, ganhei uma experiência preciosa e adorei o espirito de equipe excepcional que emanava daquele grupo.

O que te motiva a vir para o trabalho diariamente?

Saber que eu posso mudar as coisas. E também que posso expor minhas ideias e que a equipe pode transformar ideias em realidade. Esta é a melhor coisa. Assim que entendi que não é apenas a organização que define meu trabalho, e que eu defino meu trabalho, as coisas ficaram muito divertidas. Recebi muitas oportunidades.

O que você fez em suas últimas férias?

Como estou na empresa há muitos anos, pude tirar uma licença no último inverno. Tive tempo para realizar alguns sonhos: pratiquei windsurfe em Jericoacoara, Brasil, e caminhada no Sul da Patagônia. Ao retornar para casa, ainda tive tempo de esquiar nos Alpes antes de retornar à Brainlab cheia de energia.