Pessoas da Brainlab

Especialista em Redes

Daniel

Você quer saber o que é trabalhar como Especialista em Redes na Brainlab? Recentemente passamos um dia ao lado de Daniel Lancho, nosso Especialista em Redes que trabalha em Munique:

Successes_Daniel_600x340
Qual é o tamanho de sua equipe?

Eu trabalho na área de P&D de Cirurgias, Serviços para Equipes. A equipe consiste em cerca de trinta pessoas e eu trabalho em um subgrupo de especialistas denominado Equipe CENIT, que possui nove membros especializados em diferentes áreas (eletrônica, computadores, software, redes, etc.).

Geralmente, o que você faz primeiro quando chega ao escritório?

Verifico meus e-mails, para ver se houve algum problema com a Rede de Teste de P&D durante a noite.

Qual o principal projeto em que você está trabalhando atualmente?

Estou envolvido no desenvolvimento de todas as plataformas de P&D de Cirurgia, pois todas precisam de suporte em redes. Ocasionalmente também forneço suporte para equipes de software e até mesmo para outras divisões. Como especialista em um campo específico, estou envolvido no projeto e na verificação de componentes de redes ou de configurações relacionadas a redes. No mês passado, trabalhei principalmente na plataforma Curve, mas também dediquei bastante tempo gerenciando a Rede de Teste de P&D, pois sou o principal responsável por essa rede.

Como você descreve um dia normal como Especialista em Redes na Brainlab?

Não é fácil definir um dia normal. Como preciso trabalhar com vários e diferentes projetos, as atividades mudam a cada semana e a cada dia. Posso dizer que, em um dia normal, a primeira coisa que faço é verificar se existem problemas com a Rede de Teste de P&D. Esta atividade pode consumir vários minutos ou várias horas, em caso de ocorrência de problemas. Também pode ser necessário implementar algumas melhorias ou solicitações na rede, de forma que preciso planejar algumas horas durante a semana para essa atividade. Depois disso, trabalho em um dos projetos em que estou envolvido. Estas tarefas podem envolver algum trabalho com documentação ou teste de plataformas, dependendo do status de desenvolvimento do projeto. Durante o dia, é normal participar de reuniões relacionadas a projetos em andamento, novos desenvolvimentos ou reuniões de consultoria convocadas por outras equipes que precisam de orientação sobre problemas em redes.

Em que você está trabalhando atualmente?

Nesta semana devo trabalhar em um upgrade na Rede de P&D que foi planejada para a nova Área de P&D, atualmente em construção. Também vou trabalhar no Curve e no suporte de quarto nível a um caso.

Qual foi seu projeto favorito?

Em menos de dois anos de Brainlab, trabalhei com quatro plataformas diferentes, reconstruí a Rede de P&D e dei pequenas contribuições a vários outros projetos. Seria muito difícil escolher um único projeto. Acredito que as futuras plataformas serão muito desafiantes sob a perspectiva de redes e estou muito empolgado em trabalhar com elas.

Qual é o melhor aspecto de ser um Especialista em Redes na Brainlab?

Eu tenho contato com muitas pessoas diferentes dentro da empresa e fico muito satisfeito em poder ajudá-las a resolver seus problemas.

Quais são as outras divisões com as quais você tem contato regularmente?

Trabalho diretamente com as equipes de plataformas de P&D de Cirurgia e frequentemente com as equipes de software do mesmo departamento. Entretanto, devido à natureza de meu cargo, preciso trabalhar diretamente com as equipes de TI e de Suporte ao Produto. Eventualmente, também preciso fornecer suporte para outras divisões, como MDE, Tecnologia de Software e Radioterapia.

O que te motiva a vir para o trabalho diariamente?

Acima de tudo, a atmosfera reinante na Brainlab. Tenho a sorte de trabalhar com meus colegas.

O que você fez em suas últimas férias?

Visitei amigos e familiares na Espanha!