Pessoas da Brainlab

Assistente de Gerência da Qualidade

Marc

Quer saber como é trabalhar em nosso departamento de Qualidade? Leia a história de Marc e saiba mais sobre carreira de Assistente em Qualidade na Brainlab.

Pessoas - Marc
Você pode descrever seu cargo?

Comecei a trabalhar na Brainlab em setembro de 2011, como estagiário na área de comércio industrial. Isto me deu a oportunidade de observar diversos departamentos e obter muita experiência em diferentes áreas de trabalho. Desde junho de 2013 tenho trabalhado como Assistente de GQ no departamento de Gerência da Qualidade. Mais precisamente, trabalho na equipe de assuntos regulatórios. Nosso grupo, composto por seis pessoas, é responsável principalmente pela conformidade de nossos produtos com os requisitos normativos e, adicionalmente, pelo registro de produtos em todo o mundo.

Como você se preparou para seu cargo na Brainlab?

Antes de começar a trabalhar na Brainlab, fui um membro das Forças Armadas da Alemanha por mais de cinco anos. Como parte de minha formação, tive acesso a diferentes cursos e treinamentos, e sempre tive especial interesse nos treinamentos de Gerência da Qualidade! Portanto, me inscrevi em todos os cursos disponíveis. Naquela época, eu tinha a convicção de que iria me desenvolver nessa área futuramente. Dessa forma, algum tempo depois resolvi me candidatar a uma vaga no departamento de Gerência da Qualidade. Minha experiência em informática também foi muito proveitosa, pois me ajudou a entender os aspectos técnicos e os processos de desenvolvimento necessários para o cargo.

Como você descreve um dia normal como Assistente de GQ na Brainlab?

A primeira coisa que me vem à mente são as inúmeras reuniões. Diariamente, você estabelece um ambiente de sincronismo e de muita discussão com diferentes equipes, pessoas e parceiros. Entre essas reuniões, você se depara com um volume enorme de e-mails e chamadas telefônicas.

Geralmente, o que você faz primeiro quando chega ao escritório?

Normalmente, chego às 7h. Quase sempre sou a primeira pessoa a chegar à “Selva” – o espaço aberto de escritórios em nossa sede, recentemente reformado. Acendo as luzes, ligo meu laptop e começo vendo meus e-mails. Como trabalhamos com distribuidores de todo o mundo, recebemos e-mails durante todo o dia. Depois disso, tomo meu café da manhã e começo a trabalhar em minha lista de atividades!

Em que você está trabalhando atualmente?

Estou trabalhando em um projeto que irá otimizar o processo de desenvolvimento de software, com base em um padrão internacional. Treze pessoas estão trabalhando conjuntamente na implementação desse projeto. Exceto por esse projeto, em geral não trabalhamos em “grandes” projetos individuais, e sim em múltiplas tarefas menores e simultâneas. Multitarefa por excelência! Neste momento, diversas apresentações/registros de produtos estão pendentes e exigem nossa intervenção sempre que as autoridades relacionadas solicitam informações adicionais. Além disso, estou envolvido com diferentes projetos de desenvolvimento de produtos. Isto inclui revisar os documentos, assegurando que as exigências normativas estejam em conformidade e definir a estratégia normativa em conjunto com as áreas de P&D e Gerência de Produtos.

Qual é o melhor aspecto de ser um Assistente de Gerência de Qualidade na Brainlab?

O mais importante é estar em contato permanente com tantas pessoas diferentes, tanto interna quanto externamente. Basicamente, sua rede cresce a cada dia e você trabalha com um grande número de pessoas diferentes, de diferentes culturas ou em diferentes países de todo o mundo. Em um momento, você está ligando para os seus colegas em Cingapura e, em seguida, está respondendo a um chamado do Canadá.

Quais são as outras divisões com as quais você tem contato regularmente?

Trabalhar na Gerência de Qualidade, especialmente em Assuntos Regulatórios, significa interagir com várias divisões e departamentos. Temos um vínculo muito forte com a área de P&D, pois damos suporte ao desenvolvimento de produtos, identificando requisitos normativos e revisando documentos técnicos. Também temos um vínculo com as áreas de vendas e operações de vendas, assegurando que os produtos sejam registrados nos mercados-alvo de forma oportuna, de acordo com as prioridades estabelecidas. Além disso, mantemos contato com a equipe de usabilidade, especialmente durante o desenvolvimento de produtos. Adicionalmente, temos vínculos com as áreas de Marketing, Serviços e Suporte e Compras.

O que o motiva a vir para o trabalho diariamente?

O trabalho interessante e versátil, que nunca é chato ou monótono. É raro fazer a mesma coisa duas vezes. E, definitivamente, as pessoas e a atmosfera da Brainlab! É muito divertido e eu gosto de trabalhar nesse ambiente, sabendo que meu trabalho beneficia a indústria médica e os pacientes.