Sucessos da Brainlab

De Estudante a P&D

Araceli

Os Engenheiros de Projeto da Brainlab representam um elemento-chave para o portfólio diversificado de dispositivos médicos desenvolvidos pela Brainlab. Do Curve™ ao Quentry® e além, nossos Engenheiros de Projeto estão sempre se excedendo nos campos de Pesquisa e Desenvolvimento. Recentemente nos sentamos com Araceli, uma Engenheira de Projeto da Brainlab, que nos contou detalhes de sua carreira na empresa.

Successes_Araceli_600x340
Quando você ouviu falar da Brainlab pela primeira vez?

Ouvi falar da Brainlab pela primeira vez durante meu curso na Technische Universität München (TUM), durante algumas palestras sobre engenharia médica. Eu me recordo de que o Sr. Birkenbach conduziu uma apresentação sobre a Brainlab. Fiquei impressionada e imediatamente desejei fazer parte daquilo.

Quando e para qual cargo você se candidatou na Brainlab?

A primeira vez que me candidatei a um cargo na Brainlab foi em junho de 2010, para uma vaga de estudante em P&D de Cirurgia, na Equipe de Plataformas e Serviços.

Como você descreve o processo de candidatura?

Enviei meu currículo para a pessoa de contato indicada no anúncio. Eles retornaram e fui chamada para uma entrevista. Dois meses depois eu me tornei parte da família Brainlab.

Por que você decidiu assumir novos cargos dentro da Brainlab?

Tive duas oportunidade de assumir novos cargos dentro da Brainlab. Na primeira vez, recebi a oportunidade de escrever minha tese de bacharelado no departamento de P&E MDE. Depois de concluir minha tese, retornei ao departamento de P&D de Cirurgia em um cargo de tempo integral. Dois meses depois, tive a oportunidade de trocar a Equipe de Plataformas pela Equipe de Coluna-Trauma. Eu desejava ter maior contato com o campo da medicina; eu queria ter a chance de conversar mais com os médicos e aprender sobre suas necessidades e sobre o campo cirúrgico. Como a Equipe de Coluna-Trauma estava procurando um Engenheiro de Projeto, tudo se encaixou perfeitamente!

Como você descreve e/ou classifica a oportunidade de crescimento/desenvolvimento profissional na empresa?

Pela minha experiência, posso dizer que a Brainlab é uma empresa repleta de oportunidades de crescimento. Sempre existe a chance de fazer parte de algo novo. Ás vezes o suporte ou o estímulo necessário para atingir essas metas acontece com muita rapidez, mas em alguns casos é preciso ter um pouco de paciência. O que é importante aqui é o fator de motivação: a Brainlab sabe como manter seus funcionários motivados.

Entre os projetos com os quais você contribuiu durante sua carreira na Brainlab, qual foi o que gerou maior satisfação?

O projeto mais gratificante foi o desenvolvimento da estação de navegação Kick. Embora seja a menor plataforma do portfólio, a estação Kick é poderosa e portátil. Fazer parte desse projeto foi uma experiência maravilhosa.

O que te motiva a vir para o trabalho diariamente?

Minha motivação são meus colegas; como eles estão sempre dispostos a ajudar, sinto-me confortável em fazer perguntas. Outro fator de motivação está relacionado aos desafios que nos são apresentados. Quando você faz parte de um fabricante de dispositivos médicos, sempre existe motivação para melhorar e aperfeiçoar o seu trabalho.

Qual é o aspecto mais atraente de trabalhar especificamente em seu departamento?

O aspecto mais atraente é o número de projetos em que este departamento trabalha. A melhor parte de trabalhar neste departamento é entender as necessidades dos cirurgiões, conhecer a terminologia que eles usam e aplicar nosso conhecimento em algo novo e excitante.

Qual é a política/benefício exclusivo da Brainlab que você mais aprecia?

Eu diria que são os modelos de trabalho flexíveis de tempo parcial. Conheço muitas novas mamães que trabalham em tempo parcial e esta é uma grande oportunidade de ser mãe e manter sua carreira.