Sucessos da Brainlab

Da Indústria Automotiva para Engenharia de Software

Matthias

A Brainlab proporciona um grande ambiente para as pessoas que procuram uma guinada em suas carreiras. Veja o caso de Matthias, que compartilha sua experiência de mudança para a área de tecnologia médica e diz que não poderia estar mais feliz com a trajetória de sua carreira!

Matthias_Sucessos

Minha jornada no campo da ciência da computação médica foi iniciada em 2010, quando escrevi minha tese de bacharelado em Zaragoza, Espanha. A equipe em que eu trabalhava na época estava realizando uma pesquisa sobre interfaces de computação cerebral e aquela foi a primeira vez em que escrevi código médico. Este é um tópico que sempre despertou meu interesse. Após a graduação, retornei à Alemanha e prossegui meus estudos, com o objetivo de concluir um mestrado. Entretanto, eu tinha poucas possibilidades de aumentar meu conhecimento no campo médico, pois havia pouca oferta de cursos nessa área. Resolvi, então, realizar vários projetos no campo da robótica e, após minha graduação, comecei a procurar emprego, mas não pensava em me candidatar a uma vaga na indústria médica. Dessa forma, acabei aceitando um emprego na indústria automotiva. 

Dois anos depois, por mera coincidência, um amigo conversou comigo sobre a Brainlab, uma grande empresa que frequentemente oferece oportunidades a pessoas que procuram uma mudança em suas carreiras. Naquela época a Brainlab estava comemorando seu 25º aniversário com um evento aberto ao público e decidi comparecer. O que vi me deixou muito impressionado: a sede da empresa, a variedade de dispositivos desenvolvidos pela Brainlab e a atmosfera, além do ótimo restaurante. Depois de conversar com o pessoal de RH, candidatei-me no mesmo dia a uma vaga de Desenvolvedor de Software.

E agora, trabalhando para a Brainlab há pouco mais de um ano, estou totalmente satisfeito. Como vim de uma área diferente, precisei fazer muitas perguntas no início, mas todos estavam sempre dispostos a ajudar. Nossa equipe têm oito pessoas e trabalhamos em contato direto com outras equipes. Minha contribuição de aplica em alguns programas de software; um deles é um proxy central, responsável pela transferência de dados entre os arquivos de imagens do hospital e nosso software. Embora seja invisível para os especialistas médicos que usam nossos produtos, essa parte do software é um programa obrigatório para os aplicativos da Brainlab. Dessa forma, ele é usado em todo o mundo, em todos os hospitais que possuem dispositivos da Brainlab, e a sensação de contribuir com a assistência médica de maneira tão relevante é fantástica. Evidentemente, aplicativos de software médico precisam funcionar perfeitamente, e meu trabalho diário consiste na implementação de novos e interessante recursos, além da análise de reclamações e correção de problemas. Para encurtar a história: é divertido trabalhar com meus colegas, o desenvolvimento de sofware é desafiante, a atmosfera é ótima, a comida do restaurante é excelente e, além disso, criamos eventos esportivos periódicos, como escalada ou uma ocorrida antes do almoço. De que mais você precisa para manter-se motivado para o trabalho diário?