Comunicação cirúrgica

Os desafios da sala cirúrgica Comunicação

Comunicação eficiente é algo fundamental tanto dentro quanto fora da sala cirúrgica. Dentro da sala cirúrgica é necessário um elevado nível de coordenação entre as pessoas para reduzir a morbidade e evitar eventos adversos3. Durante a cirurgia, a colaboração externa pode ser a chave para se alcançar os resultados ideais. Entretanto, os especialistas clínicos nem sempre podem estar presentes. Assistir cirurgias aprimora a educação dos alunos de medicina, mas um aumento no trânsito no interior da sala cirúrgica também pode representar um aumento do risco de infecção para o paciente4.

Digital OR Communicacao

Fomentando a troca eficaz

A tecnologia da Brainlab Digital O.R. esforça-se em consolidar a comunicação para assegurar que a equipe toda tenha acesso simultâneo às mesmas informações na sala cirúrgica, bem como disponibilizar informações essenciais disponíveis fora da sala cirúrgica.

Ao toque de um dedo na interface de usuário da plataforma Buzz, as informações e vídeos podem ser transmitidas e compartilhadas com outros locais, fora da sala cirúrgica, o que expande as oportunidades de ensinar e da colaboração de especialistas.

Trabalho em equipe eficaz na sala cirúrgica

Com dúzias de fluxos de trabalho, processos e tarefas acontecendo ao mesmo tempo, até nas salas cirúrgicas mais organizadas é fundamental que exista um elevado nível de coordenação e de clareza na comunicação entre todas as pessoas envolvidas.

Para manter todos os membros da equipe cirúrgica em sintonia – de enfermeiras a anestesistas e cirurgiões – a Brainlab desenvolveu ferramentas que podem ser acessadas de todos os monitores da sala cirúrgica.

  • Lista de verificação cirúrgica  a lista de verificação cirúrgica permite que a equipe cirúrgica acompanhe o procedimento de time out, cujo registro é automaticamente salvo no registro do paciente.
  • Relógio da Brainlab – Flexibilidade configurada para atender às necessidades de rastreamento dos procedimentos importantes, como clipagem de aneurisma e segmentação óssea.

Alcance além da sala cirúrgica.

Durante a cirurgia, às vezes é necessário consultar outros cirurgiões ou especialistas de fora da sala cirúrgica, como da radiologia da ou patologia, para obter opiniões ou conhecimentos adicionais. A comunicação externa permite que a equipe da sala cirúrgica esclareça questões na mesa, permitindo tomadas de decisões de maneira mais rápida e bem informada.

A Brainlab oferece uma solução de software totalmente baseada na web para a realização de conferências integradas à rede hospitalar, permitindo a conexão da sala cirúrgica ao vivo com colegas e especialistas para fins de consulta. Realizar conferências não apenas acelera a tomada de decisões informadas na sala cirúrgica, mas também economiza o tempo de experts e especialistas fora da sala cirúrgica, uma vez que eles podem ser contatados de qualquer PC ou tablet conectado à rede hospitalar por meio de um portal da Web seguro.

  • Sistema de som integrado – Os alto-falantes da plataforma Buzz – otimizados para proporcionar conversas claras – e a câmera de vídeo ficam atrás do vidro para facilitar a limpeza e evitar danos.
  • Flexibilidade na realização de conferências – A realização de conferências com base na web está disponível em quaisquer PCs ou tablets cliente configurados, conectados à rede do hospital. Para facilitar a conexão, os contatos disponíveis são exibidos no aplicativo de conferências da plataforma Buzz.
  • Contato a partir do campo estéril  Para facilitar a comunicação desde o campo estéril, é possível conectar um microfone externo à plataforma Buzz, por exemplo, através de um fone de ouvido Bluetooth.
Transmissão de conhecimentos

Transmissão de conhecimentos

Com a transmissão em fast full HD-SDI, os alunos conseguem assistir às cirurgias da sala cirúrgica em tempo real, o que permite que eles presenciem mais casos, com mais frequências, minimizando o risco adicional de infecções. A transmissão também permite que o cirurgião compartilhe suas técnicas e achados mais recentes durante eventos acadêmicos, congressos e reuniões de especialistas.

  • Transmissão da sala cirúrgica durante a cirurgia – A transmissão de vídeo de uma fonte selecionada pode ser feita de maneira rápida, bastando tocar na interface de usuário da plataforma Buzz. Qualquer PC ou tablet conectado à rede do hospital pode acessar às transmissões, o que pode ser facilmente configurado em relação a usuários específicos por meio de um navegador da web.
  • Transmissão segura e imediata – Para maior segurança, o conteúdo transmitido pode ser protegido por senha. Um código JPEG otimizado assegura a transmissão imediata.

Você viu como a Brainlab Digital O.R. Facilita a comunicação. Agora, aprenda mais sobre a integração, documentação e planejamento cirúrgico na sala cirúrgica.