Planejamento Cirúrgico

Os Desafios do Planejamento Cirúrgico

A tecnologia para planejamento cirúrgico facilita a avaliação de estruturas anatômicas complexas, além de ajudar a aprimorar e a acelerar a interpretação das doenças. O planejamento 3D específico para o paciente é igualmente importante quando usado na sala cirúrgica e oferecido ao cirurgião como um guia durante a intervenção1. O uso da tecnologia de planejamento na sala cirúrgica é frequentemente restringido pela dificuldade de se encontrar um software rápido e intuitivo que seja capaz de trabalhar de maneira independente da radiologia, carregar imagens de pacientes provenientes do PACS, importar a segmentação de paciente obtida por outro software, renderizar essas imagens em 3D e fusionar as informações2.

APRIMORAMENTO DE DADOS CIRÚRGICOS

A Brainlab Digital O.R. vai muito além da mera consolidação das informações da sala cirúrgica em uma única fonte e de ser uma interface central dos sistemas PACS, HIS e VNAs. Com a integração de Digital O.R., a Brainlab traz para a sala cirúrgica sua principal especialidade: ferramentas de software que ajudam os cirurgiões a aprimorar as imagens de pacientes e criar e executar o melhor plano cirúrgico possível em questão de segundos.

PLANEJAMENTO QUE SE MANTÉM

No consultório equipado com o software de planejamento Brainlab Elements, o cirurgião consegue trabalhar com imagens em 3D do paciente para delinear tumores e estruturas em risco com precisão, planejar trajetórias e fusionar imagens de tomografia e ressonância. Os casos planejados são automaticamente enviados para o PACS ou HIS e são disponibilizados no sistema Buzz por meio de uma integração com HL7 e DICOM ou via Serviços Quentry em Nuvem para utilização imediata na sala cirúrgica.

Aplicativo de visualização de alto desempenho

Personalizado de acordo com as necessidades do cirurgião, o aplicativo Brainlab Elements Viewer pode ser usado para criar, aprimorar e editar reconstruções em 3D da anatomia do paciente, a partir de diversas imagens como TC, RM, Raios X e PET, antes, durante ou após a cirurgia.

  • Independente do PACS – Imagens sem tratamento do sistema PACS são rapidamente carregadas para o sistema para aprimoramento imediato.
  • Reconstruções objetivas – Reconstruções multiplanares em 2D e 3D, renderizações de volumes e segmentações de estruturas anatômicas como ossos, veias e órgãos, podem ser feitas em segundos, ao toque de um dedo.
  • Módulos de software inteligente – Fluxos de trabalho eficientes para indicação específica podem ser criados através de uma combinação de aplicativos Brainlab Elements, como Image Fusion ou SmartBrush.

Planejamento instantâneo de procedimento

O Buzz, plataforma central da Brainlab Digital O.R. pode ser usada para visualizar os planos cirúrgicos – criados antes do procedimento, ou para planejar diretamente da sala cirúrgica, pouco antes da cirurgia.

  • Preparação de dados simples – O cronograma da sala cirúrgica do dia seguinte e as imagens dos respectivos pacientes são carregados automaticamente do HIS e do PACS durante a noite, para economizar tempo pela manhã e ao longo do dia.
  • Rápida análise de planejamento – Especialmente útil em casos complexos, o aplicativo Elements Viewer e o software de planejamento orientam o cirurgião, exibindo intraoperatoriamente o plano prévio da cirurgia transferido do PACS ou dos Serviços Quentry em Nuvem.
  • Planejamento intraoperatório – Para casos com tempos limitados ou procedimentos de emergência, o software fácil de usar e o carregamento rápido de imagens do PACS permitem o planejamento rápido do procedimento.
  • Análise pós-operatória, independente da plataforma – O aplicativo Brainlab Elements Viewer é independente da plataforma e também pode ser usado para consulta de pacientes no consultório ou em trânsito com um tablet.

Saiba como documentar o seu procedimento com imagens e vídeos ao toque de um dedo.