Planejamento cirúrgico

Os desafios do planejamento cirúrgico

A tecnologia para planejamento cirúrgico facilita a avaliação de estruturas anatômicas complexas, além de ajudar a aprimorar e a acelerar a interpretação das doenças. O planejamento 3D específico para o paciente é igualmente importante quando usado na sala cirúrgica e oferecido ao cirurgião como um guia durante a intervenção1. O uso da tecnologia de planejamento na sala cirúrgica é frequentemente restringido pela dificuldade de se encontrar um software rápido e intuitivo que seja capaz de trabalhar de maneira independente da radiologia, carregar imagens de pacientes provenientes do PACS, importar a segmentação de paciente obtida por outro software, renderizar essas imagens em 3D e fusionar as informações2.

brainlab-digital-or-planejamento-cirurgico-4-525x525.png

Aprimoramento dos dados cirúrgicos

A Brainlab Digital O.R. vai muito além da mera consolidação das informações da sala cirúrgica em uma única fonte e de ser uma interface central dos sistemas PACS, HIS e VNAs. Com a integração de Digital O.R., a Brainlab traz para a sala cirúrgica sua principal especialidade:

ferramentas de software que aprimoram as imagens dos pacientes e permitem que os cirurgiões criem planos cirúrgicos em questão de segundos.

Planejamento persistente

No consultório equipado com o software de planejamento Brainlab Elements, o cirurgião consegue trabalhar com imagens em 3D do paciente para delinear tumores e estruturas em risco com precisão, planejar trajetórias e fusionar imagens de TC e RM. Os casos planejados são automaticamente enviados para o PACS ou HIS e são disponibilizados no sistema Buzz por meio de uma integração com HL7 e DICOM ou via Serviços Quentry em Nuvem para utilização imediata na sala cirúrgica.

Aplicativo de visualização de alto desempenho

Personalizado de acordo com as necessidades dos cirurgiões, o software Brainlab Elements Viewer pode ser usado para criação e interação com reconstruções em 3D da anatomia do paciente, a partir de diversas imagens como TC, RM, raios X e PET, antes, durante ou após a cirurgia.

  • Não depende do PACS: as imagens sem tratamento do sistema PACS são rapidamente carregadas no sistema para uso imediato.

  • Reconstruções objetivas: reconstruções multiplanares em 2D e 3D, renderizações de volumes e segmentações de estruturas anatômicas como ossos, veias e órgãos, podem ser feitas em segundos, ao toque de um dedo.

  • Módulos de software inteligentes: fluxos de trabalho eficientes para indicações específicas podem ser criados por meio de uma combinação de aplicativos de software Brainlab Elements baseados em algoritmos e em Inteligência Artificial.

Planejamento instantâneo de procedimento

O Buzz, plataforma central da Brainlab Digital O.R. pode ser usada para visualizar os planos cirúrgicos – criados antes do procedimento, ou para planejar diretamente da sala cirúrgica, pouco antes da cirurgia.

  • Preparação de dados simples: o cronograma da sala cirúrgica do dia seguinte e as imagens dos pacientes são carregados automaticamente do HIS e do PACS durante a noite, para economizar tempo pela manhã e ao longo do dia.

  • Rápida análise de planejamento: especialmente útil em casos complexos, o aplicativo Elements Viewer e o software de planejamento orientam o cirurgião, exibindo intraoperatoriamente o plano prévio da cirurgia transferido do PACS ou dos Serviços Quentry em Nuvem.

  • Planejamento intraoperatório: para casos com tempos limitados ou procedimentos de emergência, o software fácil de usar e o carregamento rápido de imagens do PACS permitem o planejamento rápido do procedimento.

  • Análise pós-operatória, independente da plataforma – O aplicativo Brainlab Elements Viewer é independente da plataforma e também pode ser usado para consulta de pacientes no consultório ou em trânsito com um tablet.

Saiba como documentar o seu procedimento com imagens e vídeos ao toque de um dedo.