Para pacientes

Metástases Cerebrais

Estima-se que 20 a 40% de todos os pacientes diagnosticados com um câncer primário desenvolverão um câncer secundário no cérebro. Dependendo do tamanho, da localização e da quantidade de tumores, a metástase cerebral pode ser tratada com novas ferramentas, muito eficazes e agressivas, resultando em uma melhoria do prognóstico para muitos pacientes.

De forma crescente, opções de tratamento avançadas minimamente invasivas ou não invasivas estão sendo “adaptadas” para atender às necessidades de cada paciente nas áreas de neurocirurgia e radioterapia.

A Brainlab ocupa uma posição de liderança no fornecimento de tecnologias de neuronavegação e de radiocirurgia estereotática (SRS), que são amplamente usadas para assistir seu médico durante as diferentes fases do tratamento.

Neurocirurgia com Neuronavegação

A cirurgia aberta é a opção de tratamento mais comum para metástases cerebrais simples. Uma craniotomia é realizada para remover o tumor ou para interromper seu progresso.

A tecnologia de neuronavegação da Brainlab é usada para planejar e realizar com grande precisão uma cirurgia aberta, como uma ressecção de tumor ou uma biópsia no cérebro. A cirurgia assistida por computador (CAS) funciona de forma semelhante ao sistema de navegação de um carro, rastreando continuamente os instrumentos cirúrgicos em relação à anatomia do paciente. Isto dá ao cirurgião uma orientação visual adicional e permite uma ressecção de tumor cerebral ou uma biópsia no cérebro com maior sucesso e ainda menos invasivas.

Benefícios da cirurgia assistida por computador:
•    Compatível com a abordagem minimamente invasiva
•    Evita estruturas críticas do cérebro
•    Reduz os riscos de permanência no hospital

Radiocirurgia

Para o tratamento de metástases cerebrais simples, que frequentemente podem ser inoperáveis devido à sua posição e à sensibilidade dos tecidos circundantes, a Brainlab desenvolveu um sistema especial de tratamento por radiocirurgia.
Novalis® Radiosurgery modela o feixe de radiação de ataque em torno do tumor cerebral, assegurando que a dose de tratamento prescrita seja aplicada em toda a lesão em uma única sessão de tratamento ou em uma série de tratamentos, com base na recomendação de seu médico.

Benefícios da radiocirurgia:
•    O tratamento não invasivo sem anel melhora o conforto do paciente
•    O tratamento dura apenas alguns minutos
•    Reduz o tempo de recuperação
•    Pode ser realizada sem hospitalização
Veja informações adicionais aqui: Novalis Radiosurgery – Shaping Cancer Care

Informações para pacientes

Localize um especialista em câncer cerebral
Discuta as diferentes opções de tratamento com seu médico. Solicite que ele/ela apresente as vantagens e desvantagens, bem como os efeitos colaterais subsequentes, de cada opção de tratamento disponível para você:
•    Cirurgia
•    Radiação de cérebro total
•    Quimioterapia
•    Radiocirurgia Estereotática (SRS)
•    Participação em testes clínicos

Obtendo ajuda adicional

Para obter suporte no processo de decisão sobre a melhor opção de tratamento para sua metástase cerebral, discuta o assunto com sua família e também consulte outras fontes de informações valiosas, tais como:
•    Internet
•    Grupos de autoajuda
•    Organizações sem fins lucrativos
•    Materiais informativos impressos
Não tenha pressa em obter informações; a decisão é sua e você precisa fazer o que julga ser mais benéfico e reconfortante para você.

Esta seção do site destina-se a um público, especialmente pacientes, localizados fora da França. Devido à natureza internacional e sem fronteiras da Internet, é possível que esta seção do site seja acessada por usuários localizados na França. A Brainlab não tem a intenção de disponibilizar esta seção para nenhum usuário localizado na França, nem de anunciar seus produtos ou serviços para tais usuários.

Cette section du site web est destinée à un public, et en particulier des patients, situés hors de France. En raison de la nature internationale et sans frontière d’Internet, il est possible que des utilisateurs, situés en France, puissent accéder à cette section du site web. Brainlab n’a pas l’intention de rendre cette section accessible à de tels utilisateurs, ni faire de la publicité de ses produits ou services à l’attention de ces utilisateurs.