Para pacientes

Tumores Pulmonares

O câncer pulmonar é considerado uma doença que oferece ameaça à vida e um dos mais difíceis de serem tratados, devido à sua tendência de espalhar-se, ou gerar metástases, muito cedo após sua formação. Além disso, o pulmão é um local muito comum para a formação de metástases provenientes de tumores de outras partes do corpo. Os tumores pulmonares movem-se a cada respiração, o que representa um desafio de tratamento para os clínicos.
Atualmente, técnicas de radiocirurgia estereotática do corpo, antes limitadas ao cérebro, podem agora ser aplicadas para tratar tumores do corpo. O tratamento do câncer pulmonar pode envolver cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, bem como uma combinação desses tratamentos.
As tecnologias da Brainlab são amplamente usadas no campo de radiocirurgia guiada por imagens, para ajudar seu médico durante as diferentes fases do tratamento.

Tratamento do câncer pulmonar

A remoção cirúrgica do tumor é geralmente realizada para determinados tipos de tumores pulmonares, e é tratamento mais adequado para o câncer que não tenha se espalhado para além do pulmão. Cerca de 10 a 35% dos cânceres pulmonares podem ser removidos cirurgicamente, mas a remoção nem sempre resulta na cura, pois os tumores podem já estar espalhados e podem retornar posteriormente.
A radioterapia guiada por imagens ou a radiocirurgia em corpo oferecem um tratamento alternativo não invasivo ou um complemento para a cirurgia no tratamento de tumores pulmonares. Novas técnicas de radiocirurgia em corpo, com o recurso conhecido como “Adaptive Gating”, podem visualizar a localização exata de um tumor em movimento em tempo real e, portanto, superar os desafios do movimento induzido pela respiração, permitindo que clínicos tratem tumores pulmonares com altas doses sem prejudicar os tecidos saudáveis circundantes.

Radiocirurgia Estereotática do Corpo

Para tumores ou lesões que se movem, ou que mudam de tamanho ou formato, durante o decorrer do tratamento, a precisão na definição do alvo é crucial.

Com Adaptive Gating (Respiratório) na plataforma de radiocirurgia Novalis Tx™, os clínicos agora podem tratar tumores pulmonares “em movimento” com altas doses de radiação sem prejudicar os tecidos saudáveis circundantes. O dispositivo de radiocirurgia guiada por imagens combina a sofisticação da tecnologia de modelagem de feixe, a precisão do software de definição de alvo e a robótica para aplicação precisa de uma alta dose de radiação no tumor, poupando um volume maior de tecidos e órgãos saudáveis que circundam o tumor.
Rastreando o movimento do tumor e ativando o feixe de radiação apenas quando a lesão se move para a “janela de gating”, o Adaptive Gating (Respiratório) reduz a exposição dos tecidos saudáveis circundantes à radiação, particularmente o pulmão e a medula espinhal.

Benefícios da radiocirurgia estereotática de corpo:
•    Poupa os tecidos saudáveis, reduzindo os efeitos colaterais
•    Pode melhorar os resultados do tratamento
•    Abordagem amigável para o paciente, permitindo a respiração natural, ideal para pacientes com função respiratória limitada
•    O tratamento dura apenas alguns minutos
•    Pode ser realizada sem hospitalização
Veja informações adicionais aqui: Novalis Radiosurgery – Shaping Cancer Care 

Informações para pacientes

Localize um especialista em pulmão.
Discuta as diferentes opções de tratamento com seu médico. Solicite que ele/ela mostre as vantagens e desvantagens, bem como os efeitos colaterais subsequentes, de cada opção de tratamento.

Obtendo ajuda adicional

Para obter suporte no processo de decisão sobre a melhor opção de tratamento para seu tumor pulmonar, discuta o assunto com sua família e também consulte outras fontes de informações valiosas, tais como:
•    Internet
•    Grupos de autoajuda
•    Organizações sem fins lucrativos
•    Materiais informativos impressos
Não tenha pressa em obter informações; a decisão é sua e você precisa fazer o que julga ser mais benéfico e reconfortante para você.

Esta seção do site destina-se a um público, especialmente pacientes, localizados fora da França. Devido à natureza internacional e sem fronteiras da Internet, é possível que esta seção do site seja acessada por usuários localizados na França. A Brainlab não tem a intenção de disponibilizar esta seção para nenhum usuário localizado na França, nem de anunciar seus produtos ou serviços para tais usuários.

Cette section du site web est destinée à un public, et en particulier des patients, situés hors de France. En raison de la nature internationale et sans frontière d’Internet, il est possible que des utilisateurs, situés en France, puissent accéder à cette section du site web. Brainlab n’a pas l’intention de rendre cette section accessible à de tels utilisateurs, ni faire de la publicité de ses produits ou services à l’attention de ces utilisateurs.