Sustentabilidade na Brainlab

Engajamento ambiental

A Brainlab é um membro responsável da comunidade global. Várias ações foram executadas para tornar a Brainlab mais “verde”. Além disso, incentivamos nossos funcionários a cuidar do meio ambiente em suas atividades rotineiras.

Sustainability_Header_20160202

Juntos temos a mesma Meta

Nossa meta é conduzir os negócios com integridade, por meio de práticas ambientalmente sustentáveis e seguras, para garantir a saúde do meio ambiente, de nossos funcionários, da comunidade, de clientes e de seus pacientes.

Para alcançar essa meta, a Brainlab implementou voluntariamente um Sistema de Gerenciamento Ambiental certificado de acordo com a norma ISO 14001, com certificação concedida pela empresa TÜV Süd. 

O padrão ISO 14001, reconhecido internacionalmente, especifica critérios para um sistema de gerenciamento ambiental efetivo, com foco na melhoria contínua em relação ao desempenho ambiental de uma organização e ao cumprimento de suas obrigações de conformidade ambiental.

O Sistema de Gerenciamento Ambiental da Brainlab inclui vários programas, derivados da Política Ambiental, de Saúde e Segurança da Brainlab, que pode ser acessada aqui.

Estes são os objetivos do programa:

  • Reduzir o consumo de recursos
  • Otimizar o gerenciamento de recicláveis e resíduos
  • Promover o desenvolvimento de produtos que preservam o meio ambiente
  • Gerenciar substâncias perigosas
  • Assegurar a saúde e a segurança dos funcionários

 

A nova sede da Brainlab foi certificada em conformidade com o processo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Esse padrão é amplamente usado em todo o mundo para o projeto e a construção de prédios sustentáveis e ecológicos.

Gerenciamento de substâncias perigosas

Gerenciamento de substâncias perigosas

A Brainlab implementou processos e padrões para restringir o uso de substâncias perigosas. Como resultado, o impacto ambiental é reduzido e a saúde humana é protegida.

A Brainlab valoriza a sustentabilidade e a proteção ambiental e espera que seus fornecedores tenham a mesma mentalidade. Nossos fornecedores, incluindo os que estão localizados fora da União Europeia, devem cumprir os requisitos legais aplicáveis, bem como as especificações internas.

 

REGISTRO, AVALIAÇÃO, AUTORIZAÇÃO E RESTRIÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS (REACH)

REACH é a lei europeia para produtos químicos que foi implantada para melhorar a proteção da saúde humana e do ambiente contra os riscos que podem ser representados por produtos químicos.

A identificação de uma substância como um fator de alta preocupação e sua inclusão na lista de candidatos do banco de dados da lei REACH cria determinadas obrigações legais para importadores, produtores e fornecedores de artigos que contenham tal substância. A Brainlab exige que seus fornecedores informem se substâncias incluídas na lista são usadas em produtos fornecidos a nós e em que medida. Para obter informações adicionais sobre processos REACH na Brainlab e declarações sobre produtos específicos, clique aqui.

Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (WEEE)

Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (WEEE)

A Diretiva 2012/19/EU trata dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (WEEE – Waste Electrical and Electronic Equipment), visando evitar ou reduzir os impactos adversos de sua geração e seu gerenciamento, por meio de medidas de proteção do ambiente e da saúde humana.

O avanço da tecnologia provoca a redução do ciclo de vida de dispositivos eletrônicos. Os produtos substituídos, desenvolvidos com recursos valiosos, tornam-se resíduos eletrônicos, que podem apresentar riscos quando são armazenados ou descartados de forma indevida.

A Brainlab respeita os princípios de sustentabilidade na produção e no consumo e contribui para a prevenção da geração desnecessária de WEEE. Os projetos de nossos produtos levam em consideração a possibilidade de reparo, upgrade, reuso, desmontagem e reciclagem, ao mesmo tempo em que oferecem tecnologia e conhecimento médicos mais impactantes e acessíveis para os médicos e seus pacientes.

A Brainlab está registrada na “Stiftung Elektro-Altgeräte Register”, com o número WEEE-Reg.-Nr. DE: 15147063.

Recomendamos que os resíduos de dispositivos eletromédicos sejam reciclados e descartados de forma apropriada. Para obter informações adicionais sobre o descarte de seus produtos Brainlab, consulte os termos e condições padrão de venda, o suporte a clientes e/ou entre em contato com as autoridades públicas competentes.

Preferência por lâmpadas de LED em áreas comuns

Cuidados com o meio ambiente no trabalho diário

Instalações

  • A nova sede possui certificação LEED, classificada como “Ouro”
  • Preferência por lâmpadas de LED em áreas comuns
  • Uso de energia ecológica das operadoras de energia locais
  • Sistemas de aquecimento e ar condicionado que proporcionam economia de energia, adaptados às diferenças de temperatura dos prédios
  • Lâmpadas com sensor de presença em banheiros e espaços comuns
  • “Guia verde para o escritório” da Brainlab, com dicas de economia de energia para lâmpadas e computadores, orientações para descarte, recomendações para impressão e outras informações
  • Toalhas de papel reciclado
  • Vasos sanitários com economia de água
  • Uso de produtos de limpeza que preservam o meio ambiente
  • Equipe de segurança orientada a desligar monitores durante rondas noturnas
  • Reciclagem de metais, eletrônicos, caixas de papelão e estrados de madeira
Newsletters digitais enviadas a milhares de contatos

Tecnologia da Informação

  • Marketing Digital sem uso de papel e E-Newsletters para alcançar milhares de contatos e evitar a impressão e a postagem 
  • Assinaturas eletrônicas
  • Cartazes “Pense antes de imprimir” colocados em salas de cópias
  • Conceito de impressão “Siga-me”: imprimir apenas o que é necessário, impressão em frente e verso adotada como padrão

 

 

Materiais de escritório

  • Uso de papel reciclado, cola “verde”, marcadores sem solventes
  • Uso de caixas de papelão para arquivamento externo, ao invés de pastas plásticas; pastas plásticas são reutilizadas
Serviço de transporte entre a sede da Brainlab em Munique e a estação de metrô

Transporte

  • Redução de viagens de negócios, por meio de suporte remoto de software ao cliente
  • Sedes facilmente acessíveis por transporte público
  • Carros elétricos na frota da empresa
  • Estações de carregamento elétricas disponíveis para funcionários que possuem carros elétricos
  • Estacionamento para bicicletas; os funcionários são estimulados a usar bicicletas como meio de transporte para o trabalho nos meses mais quentes do ano
  • Redução de emissões, por meio da consolidação do sistema de fretes
Responsabilidade social e práticas éticas

RESPONSABILIDADE SOCIAL E PRÁTICAS ÉTICAS

A Brainlab solicita que seus fornecedores observem os seguintes requisitos sociais e éticos:

  • Operar em total concordância com as leis de seus respectivos países e com todas as outras leis, normas e regulamentações aplicáveis.
  • Os funcionários devem atender ao requisito de idade mínima para emprego.
  • A remuneração e o horário de trabalho devem ser estabelecidos de acordo com as leis aplicáveis. Os funcionários devem receber, no mínimo, o maior valor entre o salário mínimo legal e um salário compatível com o padrão local da indústria.
  • Não usar trabalho forçado.
  • Não discriminar funcionários com base em raça, origem, sexo, crenças religiosas, necessidades especiais, idade, maternidade ou preferência sexual.
  • Os funcionários devem ter liberdade de associação.

 

Clique aqui para acessar a declaração da Brainlab Ltd. sobre escravidão e tráfico de pessoas para o exercício fiscal de 2015.
Clique aqui para acessar a declaração da Brainlab Ltd. sobre escravidão e tráfico de pessoas para o exercício fiscal de 2016.

Temos um Programa de Integridade e Conformidade. Na Brainlab, a conformidade está fortemente vinculada a um dos valores mais importantes da empresa: a integridade.

Right.Brain Foundation e.V.

CONTRIBUIÇÃO PARA ACESSO GLOBAL À SAÚDE

A Brainlab patrocina a fundação Right.Brain Foundation e.V., que fornece tecnologia médica e treinamento para determinados hospitais e instituições públicas localizados no Sudeste da Ásia, na África, na América Central e na América do Sul.

A fundação Right.Brain oferece um programa de intercâmbio para ajudar a treinar médicos de países em desenvolvimento no uso eficaz de tecnologia.

Funcionários da Brainlab voluntariam seu tempo pessoal para a Right.Brain, fornecendo treinamento adicional no local e suporte para hospitais locais.

Para obter informações adicionais sobre medidas relacionadas à Política Ambiental, de Saúde e Segurança da Brainlab, consulte nosso documento de Perguntas Frequentes ou envie um e-mail para sustainability@brainlab.com.