Fibertracking

Make sure you choose the correct software version by selecting the Brainlab logo in the bottom corner of the corresponding software

Introdução

Informações gerais

O software Fibertracking permite rastrear estruturas de fibras em uma região de interesse definida, com base em imagens de RM ponderadas por difusão. Além disso, você pode converter feixes de fibras em objetos 3D que serão usados para planejamento futuro.

Para usar o aplicativo Fibertracking, carregue uma sequência de imagens DTI no plano de tratamento atual.



Base para Fibertracking

O software Fibertracking é baseado na medição de anisotropia de difusão no cérebro usando imagens ponderadas por difusão (dados DTI) realizadas em diversas direções. O software Fibertracking calcula a direção da difusão ao longo de potenciais fibras de substância branca para todo o volume de dados. Pela conexão de vários pontos, a fibra é reconstruída como uma linha.

Dados DTI

O software Fibertracking usa um serviço executado em segundo plano (DTI Preprocessing Performer) para detectar e pré-processar automaticamente os dados DTI válidos. O software converte os dados em um estudo DTI que contém as sequências de imagens pré-registradas B0, mapas ADC e FA (colorido), além do tensor de difusão requerido pelo Fibertracking. O estudo DTI pode ser selecionado no aplicativo Patient Selection (consulte o Manual do Usuário do Software para Content Manager/Patient Selection).

Exibição de Fibertracking

A direção da difusão da água ao longo das fibras de substância branca em potencial é calculada para todo o volume de dados. O software Fibertracking exibe a direção de cada fibra de acordo com um código de cores, em que determinadas cores representam uma direção específica. Em outras palavras, esses mapas coloridos (convenção neurológica) fornecem informações sobre a direção da difusão da água ao longo de potenciais fibras dentro dos cortes.

Cores de fibras

As fibras são coloridas de acordo com a seguinte convenção:

Cor da fibra

Direção da difusão

Vermelho

Esquerda-direita

Verde

Anteroposterior

Azul

Craniocaudal

Pré-processamento de DTI

O cálculo de um campo tensor de difusão da sequência de dados DTI e o cálculo dos mapas de ADC e anisotropia fracionária são baseados em métodos e algoritmos que já foram submetidos a revisão paritária e publicados:

  1. Le Bihan D, Mangin JF, Poupon C, Clark CA, Pappata S, Molko N, Chabriat H. Diffusion tensor imaging: concepts and applications. J Magn Reson Imaging 2001;13(4):534-546.

  2. Masutani Y, Aoki S, Abe O, Hayashi N, Otomo K. MR diffusion tensor imaging: recent advance and new techniques for diffusion tensor visualization. Eur J Radiol 2003;46(1):53-66.

Algoritmo de Fibertracking

O software Fibertracking é baseado no algoritmo FACT (designação de fibras por traçado contínuo), que foi inicialmente publicado por Mori, et al. in 2002 (Mori S, van Zijl PC. Fiber tracking: principles and strategies – A technical review. NMR Biomed 2002;15(7-8):468-480).

Cuidado
Cuidado
Art. Nº: L60917-64BP

Date of publication: 2019-03-18