WEEE, Diretiva para baterias e embalagens

WEEE – Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos

1. Panorama

A Diretiva Europeia 2012/19/EU sobre resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (WEEE) tem o objetivo de evitar ou reduzir os impactos adversos dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos no meio ambiente e na saúde humana. No final de seu ciclo de vida, os produtos eletrônicos se transformam em resíduos eletrônicos e, quando armazenados ou descartados de forma indevida, podem representar um risco.
A Brainlab respeita os princípios da produção sustentável, contribuindo com a prevenção da geração desnecessária de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos. Os projetos de nossos produtos levam em consideração a possibilidade de reparo, upgrade, reuso, desmontagem e reciclagem, ao mesmo tempo em que oferecem tecnologia e conhecimento médicos mais impactantes e acessíveis para os médicos e seus pacientes.

2. Reciclagem

Se precisar descartar seu produto Brainlab, veja a seguir as instruções de reciclagem para o descarte seguro em seu país. Observe que o lixo eletrônico deve ser tratado em instalações certificadas, nas quais os requisitos técnicos definidos na norma 2012/19/EU, Anexo VIII sejam cumpridos e nas quais sejam confirmadas as opções de reutilização antes do descarte Como proprietário do dispositivo elétrico ou eletrônico, é sua responsabilidade fazer sua coleta adequada, tratamento e descarte ao final de seu ciclo de vida. Consulte a agência de gestão de resíduos local para obter informações sobre a instalação adequada mais próxima ou confirme as instruções de reciclagem apresentadas a seguir.

Com base na Diretiva 2021/19/EU §13 (2) a Brainlab investe em métodos alternativos para a reciclagem de WEEE, ou seja que os custos incorridos para a devida coleta, tratamento e descarte no final do ciclo de vida dependa do cliente, a menos que legislações aplicáveis impeçam as partes de acordar incontestavelmente que tal obrigação deva recair sobre o cliente.

De acordo com os artigos 14 e 15 da diretiva 2012/19/EU, equipamentos elétricos e eletrônicos devem vir marcados com um símbolo de lixeira riscada. Este símbolo indica que o dispositivo marcado não pode ser descartado como lixo residencial comum e deve ser coletado separadamente. Se possível, remova baterias, acumuladores e lâmpadas usadas do WEEE, antes de descartá-los.

Observe que o usuário final é exclusivamente responsável por excluir os dados pessoais dos dispositivos a serem descartados. Clientes fora da Europa, devem descartar WEEE de acordo com os regulamentos locais.

Se tiver dúvidas, fale conosco pelo endereço [email protected] ou [email protected].

Diretiva para baterias

1. Panorama

Baterias podem conter substâncias nocivas para o meio ambiente e para a saúde humana. É necessário cuidado especial ao se manusear baterias que contenham lítio, deviso aos riscos específicos envolvidos. A coleta e reciclagem separadas de baterias e acumuladores usados tem a finalidade de prevenir efeitos negativos sobre o meio ambiente e a saúde humana.

De acordo com a diretiva 2006/66/EC, remova as baterias de todos os itens eletrônicos a serem descartados e descarte-as separadamente.

2. Reciclagem

O símbolo da lata de lixo riscada com um X nas baterias ou acumuladores indica que esse material não deve ser descartado com o lixo doméstico ao final de sua vida útil. Se as baterias ou acumuladores contiverem mercúrio (Hg), cádmio (Cd) ou chumbo (Pb), você verá o respectivo símbolo químico abaixo do símbolo da lixeira riscada. Por lei, você é obrigado a retornar baterias e acumuladores usados após uso para contribuir com a reciclagem adequada dos mesmos. Consulte a agência de gestão de resíduos local para obter informações sobre a instalação adequada mais próxima para a devolução.

Diretiva para embalagens

As embalagens usadas nos produtos Brainlab estão de acordo com a Diretiva Europeia de Embalagens (Directive 94/62/EC). No ato da entrega, o agente de carga operando em nome da Brainlab, recolhe a embalagem usada no transporte (em oposição à embalagem do produto), havendo exceções aplicáveis.

Regulamentação (EC) Nº 1907/2006 sobre o Regulamento relacionado ao
Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH):

Acesse o link REACH – Brainlab para obter informações sobre substâncias que suscitam elevada preocupação (SVHC) contidas em seu produto.


Se não encontrar instruções de reciclagem para seu país, entre em contato com a Brainlab pelo endereço [email protected] ou [email protected].