Pessoas da Brainlab

Diretor de Compras

Ruediger

Antes de chegar à Brainlab para contribuir com sua experiência excepcional, Ruediger dedicou 15 anos de sua carreira para adquirir uma amplitude de conhecimento nas áreas de gerenciamento da rede de suprimentos e de controladoria. Veja a seguir como pessoas com experiência abrangente ajudam a fortalecer a Brainlab.

Pessoas – Diretor de Compras Ruediger
Qual é a sua formação universitária? 

Estudei física de engenharia e administração de negócios.

Qual é a sua experiência profissional?

Desempenhei várias funções e trabalhei em diversas áreas. Por exemplo, fui engenheiro em uma usina elétrica, assessor de gerência, trabalhei nas áreas de controladoria, processamento de pedidos e gerenciamento da rede de suprimentos, incluindo compras, melhoria contínua, gerenciamento de processos de eliminação de desperdício e gerenciamento da qualidade. Minha última função antes de chegar à Brainlab foi como Diretor de Serviços de Negócios, que incluía algumas das áreas acima. 

Quando criança, o que você vislumbrava para seu futuro?

Eu tinha certeza de que NÃO queria ser bombeiro.

Você pode fornecer uma visão geral de sua função na Brainlab?

Eu lidero a divisão de Compras. Como líder corporativo, forneço orientação e suporte para minha equipe, especialmente em momentos em que nos defrontamos com obstáculos em nossa trajetória rumo aos nossos objetivos. Além disso, também atuo como um treinador e luto pelo contínuo aprendizado e desenvolvimento de nossos funcionários.  

Qual á a contribuição de seu departamento para a Brainlab?

Minha equipe atua como um parceiro de negócios e suporta todas as funções corporativas da Brainlab em relação a qualquer atividade relacionada a compras. Nossa missão é fornecer os materiais e serviços apropriados no momento e no local corretos, com preço e qualidade corretos. 

Qual é o melhor aspecto de sua equipe? 

Eles sempre me transmitiram a confiança de que serão bem-sucedidos como equipe. Minha equipe facilitou minha rápida integração e seus membros são muito determinados e focados.

Alguém o inspirou a seguir a carreira de engenharia?

Um dos amigos de meus pais, que trabalhava como engenheiro consultor na área de conservação de energia, me estimulou a seguir a carreira de engenheiro na área de proteção ambiental. Esta foi a motivação de meu curso de física de engenharia, que incluía aulas relacionadas a tecnologia ambiental.  Acho interessante dizer que eu não era propriamente um fã de matemática e física no ensino médio. Minha opção pela engenharia, é lógico, resultou em vários semestres de estudo intenso para acompanhar esses tópicos. No final, essa foi minha decisão e meu foco, e posso dizer definitivamente que o esforço foi recompensado. 

Como foi seu início na Brainlab em uma função gerencial depois de sua experiência em outra empresa?

Quando iniciei meu último trabalho antes de chegar à Brainlab, a empresa tinha apenas 70 funcionários. Efetivamos duas aquisições e o negócio cresceu rapidamente durante 15 anos. Durante minha carreira nessa empresa, passamos de uma empresa do tipo “startup” a uma corporação internacional com 50.000 funcionários. Uma das lições importantes para mim foi o ajuste contínuo e o aprimoramento de processos e estruturas para crescer em um ambiente que se transforma rapidamente. Além dos aspectos organizacionais, ganhei experiência em várias funções e em várias áreas de minha carreira. Comecei a trabalhar em Marketing e passei por diferentes áreas operacionais, incluindo controladoria, processamento de pedidos, gerenciamento da rede de suprimentos, compras, melhoria contínua, gerenciamento de processos de eliminação de desperdício e gerenciamento da qualidade. Muito rapidamente recebi a oportunidade de supervisionar equipes, o que resultou em uma experiência muito enriquecedora. Minha maior inspiração foi trabalhar com pessoas, compartilhar ideias e ser bem-sucedido como equipe.

Como suas funções anteriores o prepararam para seu cargo na Brainlab?

Minhas funções anteriores me ajudaram a entender o panorama global de um negócio. Elas me ajudaram a adquirir uma vasta experiência em muitas situações diferentes. Interagindo com pessoas diferentes, culturas diferentes, etc. Essa base me ajudou na adaptação rápida à minha nova função na Brainlab. Elas também me ajudaram a oferecer suporte à minha equipe na conquista de nossos ambiciosos objetivos.

Qual foi sua primeira impressão da Brainlab? 

Quando entrei em contato com a Brainlab pela primeira vez, observei a declaração de missão da empresa. “Juntos estamos tornando a tecnologia e o conhecimento em medicina mais impactantes e acessíveis para os médicos e seus pacientes.” Isso foi o que me atraiu inicialmente e esse espírito permanece.

Cite um de seus momentos mais memoráveis na Brainlab. 

A cerimônia de conclusão do vigamento da nova sede da Brainlab em Riem, que foi realizada alguns dias depois de minha chegada à Brainlab. Já era possível ter uma ideia do novo prédio e, obviamente, aquilo foi impressionante.

Descreva a Brainlab em três palavras.

Dinâmica, inovadora, única.