Sucessos da Brainlab

De Estagiária a Diretora de Gerência da Qualidade

Antonia

A carreira de Antonia, Diretora de Gerência da Qualidade na Brainlab, apresentou uma grande evolução em uma década. A trajetória de Antonia conduziu-a por várias áreas da empresa, inicialmente como estagiária no departamento de Salas Cirúrgicas Integradas, até que ela encontrasse seu ambiente ideal em Gerência da Qualidade. Leia a seguir sua entrevista completa, para conhecer mais detalhes sobre sua carreira e receber conselhos sobre progresso profissional.

Sucessos - Antonia
Como foi sua trajetória profissional na Brainlab?

Ingressei na Brainlab para trabalhar como estagiária no departamento de Salas Cirúrgicas Integradas, há mais de uma década, em 2006. Tive a oportunidade de ajudar a divisão em vários projetos e tarefas. Gostei tanto da Brainlab que continuei trabalhando como estudante no mesmo departamento. A empresa, os colegas e os desafios que encontrei aqui me motivaram e decidi me candidatar a uma vaga de Consultor Técnico Júnior que foi aberta logo após a conclusão de meus estudos. Trabalhei naquele cargo por cerca de um ano, cuidando do planejamento e da gerência de projetos de construção de salas cirúrgicas. Desde meu início na Brainlab, sempre assumi tarefas de Gerência da Qualidade, como documentação, considerações de auditoria, etc. Esta é razão de meu envolvimento com meu atual campo de Gerência da Qualidade (QM). Sempre gostei de Gerência da Qualidade. Tudo era lógico e estruturado, em sintonia com meu modo de trabalho. Como eu gostava demais da equipe de Gerência da Qualidade, decidi abordar novos desafios e me candidatei a um novo cargo interno de Assistente da Gerência da Qualidade. Trabalhei nesse cargo por cerca de três anos. Em 2012 fui promovida a Gerente do Sistema de Qualidade, responsável por uma pequena equipe. Alguns anos depois, minha equipe havia crescido para oito pessoas e, além do Sistema de Qualidade, passei a ser responsável pelo Grupo de Suporte a Projetos e pala equipe de processos de Controles de Design. Dois anos depois, fui convidada para o cargo de Diretora de Gerência da Qualidade, que ocupo até hoje.

Você pode descrever a função da Gerência da Qualidade na Brainlab?

Dispositivos médicos são submetidos a regras e regulamentações muito restritas. Essas restrições protegem a segurança do paciente e do usuário e exigem que os produtos médicos verdadeiramente melhorem a assistência aos pacientes. A equipe de Gerência da Qualidade assegura que os funcionários da Brainlab observem essas regras e que nossos produtos atendam aos padrões estabelecidos. Nossa meta é assegurar que nenhum paciente ou usuário seja ferido ou colocado em risco por nossos produtos. Paralelamente, trabalhamos com agências reguladoras para registrar nossos produtos, para que nossos colegas da área de vendas possam oferecer nossa tecnologia médica inovadora a pacientes e médicos de todo o mundo.

Cite alguns destaques de sua carreira.

Em primeiro lugar, é preciso dizer que o trabalho na Brainlab é sempre diversificado e desafiador. Um dos destaques de minha carreira foi a gerência do projeto Novalis Certified. Trabalhei diretamente com nosso presidente e CEO, além de físicos e neurocirurgiões renomados, para fornecer a nossos clientes de radioterapia um serviço que favorecesse a segurança dos pacientes. Da perspectiva da Gerência da Qualidade, meus destaques se referem a auditorias de qualidade externas realizadas por autoridades governamentais, durante as quais precisamos demostrar conformidade. Passar por auditorias com bons resultados é a confirmação de um trabalho bem feito.

Como você classifica a possibilidade de crescimento e desenvolvimento na Brainlab?

Olhe em volta e você verá grandes pessoas e também grandes carreiras que foram construídas na Brainlab. Existem muitas oportunidades para uso de seu potencial para crescimento e desenvolvimento. Você só precisa permanecer focado no objetivo que deseja alcançar.

O que te inspira na Brainlab diariamente?

Adoro o espírito de trabalho em equipe na Gerência da Qualidade e em toda a empresa. Minha responsabilidade mais estimulante e agradável, entretanto, é liderar a equipe de Gerência da Qualidade. Eu luto arduamente para que cada pessoa do departamento tenha a capacidade de alcançar os melhores resultados em seu campo de especialização.

Que conselho você daria para novos funcionários da Brainlab?

Seja persistente, seja proativo, aprenda com colegas experientes e não tenha medo de fazer perguntas.

Quem te inspira?

Katrin, a antiga Diretora de Gerência da Qualidade, que foi agora transferida para liderar outro departamento da Brainlab, realmente me ajudou muito no desenvolvimento de minha carreira em Gerência da Qualidade. Ela foi minha gerente por sete anos e é minha maior inspiração como líder na área de tecnologia médica. Em minha vida privada, minha mãe é minha inspiração, com seu apoio e orientação constantes.